domingo, 9 de outubro de 2011

ENTENDA A DANÇA DOS JUROS - PARTE II

ENTENDA A DANÇA DOS JUROS

PARTE  II

A TAXA DE JUROS COMO MECANISMO DE CONTROLE DA INFLAÇÃO



Entenda como os juros são usados para controlar a economia


Uma economia aquecida em geral é bom para todos: há mais vendas para os empresários e mais empregos para os trabalhadores.
No entanto, se há muita procura de produtos, eles podem ficar escassos e passarem a custar mais caro, causando inflação.
O Brasil possui um sistema de metas para inflação que foi instituído em junho de 1999 pelo Banco Central (BC). O indicador considerado é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Para manter o nível de inflação esperado, o governo faz uso da política monetária, com a taxa básica de juros, a Selic.

Assim, caso o BC observe que a inflação corre o risco de superar a meta, a tendência é elevar os juros. Elevando os juros, as compras a prazo ficam mais caras, e com isso se reduz naturalmente o consumo, forçando os preços a baixarem pela menos procura.

A taxa de juros foi o instrumento escolhido pelo governo, pois ela determina o nível de consumo do país, já que a taxa Selic é utilizada nas transações bancárias e, portanto, influencia os juros de todas as operações na economia.

A Selic é utilizada pelos bancos como um parâmetro. A partir dela, as instituições financeiras definem quanto vão cobrar por empréstimos às pessoas e às empresas.

Caso os juros do país estejam altos, o consumidor tende a comprar menos, porque a prestação de seu financiamento vai ser mais alta. Isso reflete na queda da inflação.

Segundo a lei da oferta e da procura, quanto maior a demanda por um determinado produto, mais elevado é o seu preço.

Do contrário, se uma mercadoria ou serviço não forem tão procurados, o preço tende a cair para atrair mais compradores.

A taxa de juros é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), um órgão do BC, em reuniões que ocorrem a cada 45 dias em Brasília.

Desse encontro participam o presidente do Banco Central e diretores de política monetária e econômica da instituição.
Os juros altos são benéficos para os investidores. Quem compra um título do governo, por exemplo, recebe mais se a taxa de juros estiver subindo. Mas, esses títulos do governo, emitidos para buscar recursos no mercado, fazem a dívida interna do País inflar!
No entanto, uma taxa alta prejudica a maioria da população, que paga crediários maiores, e os empresários, que encontram dificuldades para vender sua produção e expandir negócios, pois fica caro comprar máquinas, por exemplo. Percebem agora como o governo prejudica o NOSSO mercado, permitindo essa invasão de produtos asiáticos baratinhos em detrimento da indústria nacional?
A maior prova disso, aconteceu recentemente com os carros. Deixaram entrar tanto carro barato que o lobby das montadoras nacionais pressionou o governo. Eles numa só canetada, atribuíram 30% adicionais de IPI sobre as marcas não originárias do Mercosul. Ferraram os asiáticos! 
Não gosto de ver produtos importados invadindo nosso País, mas,  não acho justo  ferrarem   os fabricantes que tiveram as portas escancaradas para exportar para cá seus produtos, alguns dos quais muito bons e outros verdadeiros lixos!

Em resumo, nossos EMPREGADOS DE BRASÍLIA fazem o que querem e raramente se preocupam com o que você pensa ou acha disso. Manipulam, negociam entre eles e ponto final!

Só nós, unidos, podemos mudar isso escolhendo futuros empregados, com consciência!

Um comentário:

  1. Perfeito isso Barjon:
    Só nós, unidos, podemos mudar isso escolhendo futuros empregados, com consciência!
    ***
    (o abestado)
    logo são paulo tão pródigo e trabalhador
    parece ter se cansado de carregar essa nação
    no colo e no dia da eleição se rebelou e elegeu
    o danado do abestado como o deputado mais votado
    legitimando o voto de revolta ao seu mais pleno apogeu
    ***
    (parlamentarzinho)
    o baixinho de tudo
    foi empossado deputado
    viu diplomada sua índole errante
    meu povo carioca seu voto é hilariante

    ResponderExcluir