domingo, 9 de outubro de 2011

ENTENDA A DANÇA DOS JUROS - PARTE I

A DANÇA DOS JUROS

X

A LEI DA OFERTA E DA PROCURA

PARTE  I



VOCÊ CONHECE ISSO?


O Governo tinha obrigação de ser transparente mas não é. O cidadão, tem o direito CONSTITUCIONAL de saber onde seu dinheiro (impostos) é aplicado para retornar-lhe em benefícios.

Todavia, fazem uma complicação sem tamanho, usam termos técnicos que poucos entendem, e você fica com cara de bobo sem compreender nada! Isso para eles é perfeito pois facilita a manipulação, por conveniência!

Na verdade, todo governo tem uma obrigação: recolher impostos dos contribuintes e aplicá-los com transparência e muita competência para que todo o montante arrecadado se transforme em benefícios à população. Para isso temos vários "empregados" a nossa disposição (estrutura do governo), os quais ainda temos o direito de escolher. Começa aí o problema. O Brasil não sabe escolher. Muito menos entende que aquela quadrilha instalada em Brasília nos deve satisfações, obrigações e pagamos altíssimos salários e mordomias para essa corja toda!

Se fosse sua empresa, você permitiria isso? Claro que não! porque permitem então ao nosso País, uma empresa gigante, que dela dependemos para viver e dar subsistência às nossas famílias?

O brasileiro é acomodado e covarde ao meu ver.


Infelizmente essa massa de 190 milhões de pessoas, que são os sócios proprietários da empresa Brasil, está acomodada! E os políticos (nossos empregados) aplaudem toda essa inércia. Povo fácil de manipular e enganar!

A incompetência é tanta dos nossos "empregados" que só sabem usar taxas de juros básicos (selic) como mecanismo de controle de inflação. E no rastro do uso dessa ferramenta, entra o Banco Central do Brasil comprando ou vendendo dólares para manipular sua cotação. O dólar no Brasil é manipulado SIM!

Aos menos informados, saibam que LULA não controlou inflação nenhuma. Ele nem sabe o que é isso. A equipe dele teve sorte, as ações adotadas deram certo e o povo (proprietário da grande empresa Brasil) reagiu, trabalhou muito e as coisas deram certo. Na verdade esse tal LULA teve uma PUTA sorte! Nada mais que isso.

O plano real não é dele, que apenas embarcou no que já estava funcionando inicialmente. Se o presidente fosse o Chaves ou Sr. Madruga teria dado certo do mesmo jeito.

Notem a incoerência: para controlar a inflação, eles controlam o consumo. OK. Mas permitem que a China por exemplo enfie no Brasil quase tudo que produz, a preço de banana, e destruindo com centenas de empresários sérios daqui.

O povo corre e compra tudo que vem da China. Brasileiro é assim! Compra "merda" por um preço de "merda" depois joga fora mas ao menos pagou barato. E o preço é tão baixo desse lixo chinês, que todo mundo compra aos montes. Muita procura inflaciona o mercado. Daí mexem na taxa SELIC para controlar um consumo que eles mesmos, contraditoriamente, estimularam permitindo que esse lixo chinês, invada nossas prateleiras e nossas vidas.

Para o texto não ficar cansativo, vamos parar aqui, e na parte dois, você entenderá como os juros são usados para o controle da inflação.

Um comentário:

  1. Tudo perfeito, estimado Barjon, mais atribuir tão somente o fator sorte ao sucesso do Governo Lula, tem aí um pouco de má vontade do amigo.... Rsss
    Barjon, o Lula é um obstinado; predestinado; um visionário... Ele é o cara, meu querido!
    Beijos nesse seu coração, que au amo!
    Antônio José

    ResponderExcluir