quinta-feira, 10 de setembro de 2009

SAIBA TUDO SOBRE OS "CHÁS"

___________________________________________________________________________

CHÁS


Os chás são bebidas tão complexas, quanto os cafés. Possuem enorme variedade de notas que os caracterizam pelo aroma e sabor, além do retro-gosto.

Vamos então, aprender mais sobre essa antiga bebiba, ainda muito apreciada.

Permita-se novas descobertas... Cheire, olhe, prove, deguste o chá!

Degustar significa saborear. De acordo com o dicionário Michaelis, é "comer ou beber vagarosamente, com gosto; tornar saboroso; deleitar-se em, com lentidão calculada e voluptuosa; deliciar-se, regozijar-se". O que parece nos dizer este sabido livro é que durante anos esquecemos o real valor do degustar, lascando meia dúzia de palavras técnicas ao gosto para traduzir o indecifrável. O oposto do saborear.

E não é o que pede o chá.

Longe das definições e mais perto do prazer, apreciar uma xícara da bebida não requer vocabulário rebuscado, mas sim uma pequena dose dos sentidos.

Na busca por seu chá favorito, serão infinitas complexidades de sabor, aroma e aparência, e quanto mais você provar, mais irá conhecer diferentes nuances entre variedades e tipos.

FOLHAS QUE FALAM

Para iniciar a jornada, comece dando uma boa olhada nas folhas secas da planta. Peça para vê-las antes de comprar. O exame é revelador. Observe se foram enroladas, torcidas ou se estão ao natural. Estes aspectos e também se a folha está inteira ou quebrada podem impactar no sabor e no corpo da infusão. As folhas devem ter aproximadamente o mesmo tamanho e não deve haver pedaços de galho ou caule misturados a elas.

A primeira característica importante de um chá é sua capacidade de expandir-se em contato com a água quente. Quanto maior for essa expansão, mais será possível sentir as nuances e sabores que cada chá tem a oferecer. Folhas pequenas e partidas, por exemplo, podem resultar em uma bebida forte na xícara. A infusão é mais rápida, pois a área em contato com a água é maior. Provavelmente, será um chá com maior acidez (adstringência). Folhas inteiras, no entanto, ampliam o potencial da bebida. Precisam de mais espaço para a infusão e são capazes de expandir-se quatro vezes mais. Por este motivo, na hora do preparo é melhor que estejam em contato direto com a água ou em infusores espaçosos.

A ÁGUA PELO CAMINHO

Especialista em chá e autora de diversos livros sobre o tema, a inglesa Jane Pettigrew diz que, além da escolha do chá, é preciso atentar para a água que será utilizada na infusão. "O sucesso da bebida está intimamente ligado à água fresca, que permite que o chá revele todos os seus sabores", comenta. A temperatura da água, a quantidade de chá e o tempo de infusão também não passam despercebidos por Jane. Entretanto, para cada tipo de chá existe um caminho mais recomendado.

Antes de fazer a infusão, sinta o aroma das folhas. É doce, defumado, frutado? Sinta o cheiro e deixe a memória trazer as lembranças. Uma vez feita a infusão, aprecie o aroma na xícara. O cheiro instiga a prová-lo? Assemelha-se ao aroma sentido nas folhas secas? Faça-se perguntas, mas não se prenda a respostas. Apenas sinta. O aroma pode revelar não só a qualidade, mas os sabores que virão a seguir.


NA XÍCARA E NO PALADAR


Jane Pettigrew explica que outra importante etapa da degustação é a aparência do chá na xícara. A infusão deve ser clara e brilhante. A cor pode variar de acordo com o chá. Jane indica a observação da cor em uma louça branca. "Geralmente, o chá preto mostra uma cor avermelhada, os oolongs possuem uma tonalidade entre o marrom-alaranjado e o marrom-escuro e o licor dos chás verdes apresenta coloração verde-amarelada. Chás de boa qualidade nunca devem ser turvos ou sem brilho", ilustra.

Finalmente, o sabor. A parte decisiva e mais prazerosa dos sentidos não é, claro, menos importante. "Quando você estiver realmente degustando o seu chá, precisa estar consciente de como o sabor se desenvolve no paladar", alerta Jane. Por isso, cada passo da experiência é fundamental. Sentir, olhar e cheirar somam-se a provar e igualam o prazer em saborear. É na degustação que percebemos se o chá tem de fato o que promete. Espalhe a infusão por toda a língua e sinta o corpo do chá. O sabor é duradouro ou se vai logo com o gole? Sinta os elementos de sabor. É floral, amargo, doce, cítrico, seco, oceânico, vegetal, refrescante?

Jane conta que depois de algumas degustações é possível identificar camadas de sabores e as experiências tornam-se, a cada dia, mais intrigantes. Mas lembre-se: esses são apenas alguns elementos que podem indicar um caminho para que você explore ainda mais sua viagem com o chá.

No final, a pergunta mais importante a se fazer é: é agradável?

Se for bom, então aproveite e divirta-se.˙

___________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário