sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

É VERÃO! SALADA DE ARROZ, FEIJÃO E GRÃOS

_______________________________________
SALADA DE ARROZ, FEIJÃO E GRÃOS

AFINAL...É VERÃO!

UMA DELÍCIA PARA OS DIAS QUENTES DO VERÃO

VAMOS VER COMO SE FAZ?

Prato de festa com tempero levemente oriental tem a vantagem de ficar pronto na véspera.Veja a foto.



Rendimento: Para 8 pessoas

INGREDIENTES:


1 xícara de arroz integral
1 xícara de feijão fradinho
1 xícara de grãos de bico
1 xícara de feijão mulatinho
1 xícara de cenouras picadinhas
1 xícara de vagens macarrão cortadinhas
Alecrim, tomilho, salsa, cebolinha francesa ou coentro a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres de sopa de óleo de milho
1 colher de chá óleo de gergelim
3 limões cortados em gomos


Uma das boas qualidades dessa receita é que pode ser preparada na véspera ou guardada por alguns dias em um recipiente com tampa. Todos os ingredientes podem ser cozidos em panelas diferentes ao mesmo tempo. É uma receita fácil, apenas envolve ações diferentes, portanto é uma excelente oportunidade para se treinar uma certa maestria no fogão.


Prepare o feijão fradinho. Deixe o feijão de molho de um dia para o outro e, no dia seguinte, cozinhe-o com um pouco de salsa, cebolinha e uma cebola espetada com um cravo. Para agilizar é possível cozinhar o feijão em uma panela de feijão, mas por apenas 10 minutos depois da fervura iniciada. Quando estiver al dente tempere com meia colher de chá de sal, até menos e deixe na água enquanto monta a salada.

Prepare o feijão mulatinho:cozinhe o feijão da mesma maneira que o feijão fradinho mas sem nenhum sal, que será acrescentado no molho da salada.
Cozinhe o arroz: lave e escorra o arroz na água fria e cozinhe e cozinhe com bastante água e sal a gosto. Atenção, esse arroz é preparado de maneira diferente, assim que os grãos estiverem cozidos, mas ainda durinhos escorra como um macarrão.



Para preparar o grão-de-bico: deixe os grãos de molho de um dia, cozinhe sem sal, mas com os dentes de alho inteiros até amaciarem. Escorra, coloque-os em um pano de prato e esfregue para soltarem a película que cobre cada um dos grãos. Lave em água corrente.

A vagem: cozinhe as vagens já cortadinhas na água e sal até ficarem al dente. Aproximadamente 10 minutos. Escorra.


A cenoura:descasque e corte-a em rodelas, em seguida divida cada um em quatro em cruz para obter triângulos. Jogue na água fervendo e escorra em 5 minutos.

Misture todos os ingredientes bem escorridos em uma tigela grande. Tempere com o molho a seguir.

Prepare o molho antes de servir:
misture o óleo de milho com o óleo de gergelim, salsa picada, cebolinha francesa, e demais ervas com sal e pimenta a gosto. Coloque o limão cortado junto com a salada, assim quem quiser poderá acrescentar um pouco do seu gosto azedinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário