quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

LEGÍTIMO BOLO INGLÊS - UM CLÁSSICO DELICIOSO!

VOCÊ GOSTA DO BOLO INGLÊS


VAMOS VER COMO SE FAZ ESSE LEGÍTIMO CLÁSSICO DA CULINÁRIA INGLESA?





Bolo de Natal estilo inglês






Rendimento: 12 fatias generosas


INGREDIENTES:


1 e 1 / 3 de xícara de farinha de trigo


1 e 1 / 4 de xícara de açúcar cristal marrom claro


1 / 4 de colher de chá de sal


1 / 4 de colher de chá de noz moscada


1 / 4 de colher de chá de cravo em pó


3 ovos inteiros


200 g de manteiga sem sal


1 xícara de passas amarelas (corintos)


1 xícara de passas pretas


1 xícara de abacaxi cristalizado picadinho


1 colher de sopa de casca de laranja cristalizada


6 a 8 nozes picadas


1 colher de sopa de rum envelhecido



Atenção essa receita não utiliza fermento, o bolo cresce porque a massa é muito bem batida e em seguida colocada para assar em uma forma pequena, com 18 ou 20 centímetros de diâmetro.

Para o bolo dar certo é muito importante que a manteiga e os ovos fiquem fora da geladeira de um dia para o outro; devem estar em temperatura ambiente na hora de bater o bolo.


Ligue o forno baixo na hora de bater o bolo.


MODO DE PREPARO:



Bata a manteiga e o açúcar até obter um creme muito macio com uma batedeira. Conte aproximadamente tres a quatro minutos, não tenha pressa em terminar a massa.


Adicione um ovo de cada vez, sem parar de bater, em seguida polvilheo creme de manteiga com sal, noz moscada e cravo em pó. Bata pelo tempo que for necessário para os ovos batidos crescerem, a massa vai pelo menos dobrar de volume.

Misture as frutas secas com as nozes grosseiramente picadas e polvilhe-as com uma colher de sopa de farinha de trigo. Misture um pouco mais com as pontas dos dedos até que fiquem envolvidas na farinha.

Acrescente a farinha e as frutas à massa e, por último junte o rum.

Unte a forma a ser utilizada, forre o fundo com papel manteiga, unte novamente e polvilhe com farinha de trigo, sacuda o excesso. Distribua a massa na forma e, para obter um bolo bem retinho, faça um pequeno rebaixo no centro da massa.

Asse o bolo por aproximadamente duas horas. Ele crescerá devagar e a sua cor final correta é caramelo claro. Espete uma lâmina para ter certeza que assou, mas só abra o forno quando o bolo já estiver coradinho.


Retire ainda morno da forma e coloque em local protegido para que não fique ressecado. Esse bolo tradicionalmente pode ser preparado com uma semana de antecedência e, deve ser guardado em uma lata, coberto com uma gaze que pode ser molhada dia sim, dia não em um pouco de rum.


DICA:

Forma de bolo polvilhada com açúcar

Para dar um gostinho de caramelo ao seu bolo experimente polvilhar a forma com açúcar no lugar da farinha de trigo. Mas atenção: esse truque funciona melhor com formas sem buraco no meio.

_____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário