domingo, 2 de setembro de 2012

O SOFRIMENTO DE CONVENIÊNCIA

A SECA DO NORDESTE É CONVENIENTE!

INTERESSA QUE SEJA ASSIM!

Durante anos, dediquei-me a conhecer meu País. Cheguei a extremos como a caatinga e o agreste. O sertão nordestino se perde de vista, e apesar de imenso, não chega ao tamanho do sofrimento da sua população. O sertanejo cobiça uma riqueza que em outros Estados nós desprezamos e não damos nenhuma importância: a água! sim, eles dariam tudo para ter apenas água o suficiente para garantir suas plantações, seus animais e sua própria sobrevivência.

Lembro-me de ouvir falar em seca, desde criancinha. Já se vão 61 anos e continuo ouvindo. Nesse tempo todo, ouvi muitos candidatos a presidência dizer que acabaria com a seca no nordeste. Os nordestinos criam uma esperança diante de uma promessa efêmera.

Nenhum candidato eleito até hoje, enfrentou de fato a questão. O Sr. Lula deu início à transposição do São Francisco, uma obra megalomaníaca que não atenderá todo o nordeste. Apenas parte dele. Por conseguinte não é solução, e lá serão enterrados muitos milhões de reais.

Mas no nordeste tem água. O pastor Marcelo Trivela da Igreja Universal provou isso. Por um tempo andou perfurando inúmeros poços, de onde brotava água de boa qualidade. Dedicou-se à Fazenda Canaã e provou que os projetos rurais nordestinos podem ser sustentáveis, com soluções viáveis ao alcance de todos. Ele parou de perfurar poços....não entendi até hoje quem mandou parar.

Esse é o cenário do sertão!



Como eu disse a água lá, vale ouro e vão buscar longe, bem longe!


caminham quilômetros em nome da sobrevivência...


mas nem todos suportam a longa espera para saciar a sede...




e a espera, torna os dias iguais, e o sofrimento quase insuportável...







Esse lado criminoso da política brasileira, de insistir em manter o nordeste como sempre foi, por absoluta conveniência, faz milhões de sertanejos ter apenas fé que um dia tudo pode melhorar. E em cima das promessas de melhoras, milhões de votos são arrecadados.

Em época de eleições, os candidatos se lembram desses sertanejos. Chegam a visitá-los, distribuem alguns brindes de campanha e dão muitos abraços, e falam demais, e pós eleições, fazem de menos. Esquecem que o nordeste poderia ser o maior Pólo produtor de frutas do País, pelas próprias características. Desprezam que o sertanejo só deixa a terra quando fica ameaçada a sua sobrevivência. Então partem e tentam vender o que ninguém compra.

...eles tentam vender, para ninguém!


Migram para regiões diversas, enfrentam preconceitos e contrariam sua própria vocação: a de ser um sertanejo. Tal iniciativa nem sempre é coroada de êxito, e não é difícil vermos famílias inteiras nas ruas, enfrentando toda a sorte de dificuldades. É quase como se não houvesse espaço para eles no contexto população ou núcleo social. Todavia, eles só partem por desespero, e por esperança de conseguirem em algum outro lugar, condições dignas de vida, a altura de sua humildade. Essa migração onerosa aos outros Estados, criam problemas sociais e mais sofrimento na medida que os destinos eleitos, já enfrentam também suas necessidades. E a sucessão de Governos nada faz. Fala-se de educação e saúde mas nas cidades de influência. Nordestino nem sabe o que é isso. Nunca desfrutou disso!

Nunca foram alvo de nada, além de um miserável interesse eleitoral, cuja ganância pela acensão ao poder transforma discursos pontuais, em promessas que jamais serão cumpridas. Infelizmente, esses sertanejos vítimas da disputa pelo poder a qualquer preço, é que alimentam os trágicos números de pesquisas em analfabetismo, morte precoce, mortalidade infantil, subnutrição e outras mais. A ONU que o diga!

Por detrás das lindas praias, dunas, mar transparente e muita alegria, existe sofrimento, desespero e uma cruel luta pela sobrevivência. Considero um dos maiores reality a céu aberto do planeta, superado apenas pela Índia e pelo Continente Africano.







2 comentários:

  1. Espetacular Barjon,parabéns.
    Você como sempre nos presenteando com maravilhas como está.Esse texto que, apesar de triste é a realidade nua e crua do ser humano no Nordeste,se é que podemos chamar isso de ser humano.Que vê a noite chegar e nunca diz"Amanhã será um dia melhor",não existe esperança para esse povo guerreiro,que trava uma verdadeira batalha para sobrevivência.

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite! vim conhecer seu blog, amei tudo por aqui.Deixando aqui um convite par conhecer meu cantinho de letras soltas ao vento.Abraço!

    ResponderExcluir