segunda-feira, 19 de setembro de 2011

MERITOCRACIA NO BRASIL?

AMIGOS,


Estive analisando, cá na minha ignorância e limitações, o verdadeiro sentido da MERITOCRACIA. Mas afinal o que significa isso? academicamente  temos:

Meritocracia (do latim mereo, merecer, obter) é um sistema de governo ou outra organização que considera o mérito (aptidão) a razão para se atingir determinada posição, ou distinção. 

Em sentido mais amplo, pode ser considerada uma ideologia. As posições hierárquicas são conquistadas, em tese, com base no merecimento e entre os valores associados estão educação, moral, aptidão específica para determinada atividade. Em alguns casos, constitui-se em uma forma ou método de seleção.

Muito bem, o que entendemos a partir daí em resumo?
Que a MERITOCRACIA é um mecanismo social que distingue alguém, em algum lugar, por puro merecimento!

Mas no Brasil infelizmente não é praticada.

Tanto que, a sagrada ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS recentemente, laureou com a medalha MACHADO DE ASSIS, sua mais alta distinção, e que leva o nome do fundador dessa casa, o obscuro e inexpressivo jogador Ronaldinho gaúcho, pelos relevantes serviços prestados na seleção brasileira.

Francamente, esse rapaz que deve ter uma enorme incompatibilidade com uma caneta, leva os imortais da Academia a vestir seus vistosos trajes de gala, para laurear em grande estilo esse, apenas, popular cidadão. Uma criatura que em suas folgas, curte pagode barulhento e nunca deve ter ouvido falar em literatura e sequer em MACHADO DE ASSIS!

Perdoem-me se não compreendo isso! para mim é o absurdo dos absurdos. O cúmulo, tantos imortais da Academia reunirem-se para distinguir um mero jogador de futebol, com a mais alta comenda literária do País. De fato esse País não é sério, e não pode reclamar quando no exterior, nos chamam de País das chuteiras.

O eterno MACHADO DE ASSIS, certamente deve ter se retorcido no túmulo, ao ver a comenda que leva seu nome, ser tão mal utilizada e o pior, sem nenhum merecimento específico. Literatura é uma coisa e futebol é outra.

Ou não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário