terça-feira, 6 de abril de 2010

RISOTO DE CARNE SECA NA MORANGA!

____________________________________
RISOTO DE CARNE SECA NA MORANGA

EXÓTICO E IMPERDÍVEL!

VAMOS VER COMO SE FAZ ESSE DELICIOSO PRATO

RENDIMENTO: 3 PORÇÕES
INGREDIENTES:
150 grama(s) de arroz arbório
1 litro(s) de caldo de legumes
300 grama(s) de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
1 abóbora Moranga com aproximadamente 30 cm de diâmetro
100 grama(s) de abóbora picada
150 grama(s) de requeijão
5 colher(es) de sopa de manteiga
2 ramo(s) de cebolinha
1 cebola média picada
azeite para untar a moranga
3 dente(s) de alho picados
pimenta do reino a gosto
sal a gosto
100 grama(s) de queijo paermesão ralado (opcional)

MODO DE PREPARO:

Descasque a abóbora e corte em cubos grandes. Coloque para cozinhar em água com um pouco de sal. Após cozida, corte em pequenos cubinhos e reserve.
Pegue a moranga e, utilizando uma faca pequena bem afiada, abra com cuidado uma janela na parte superior. Vá com calma para não danificá-la e para que o corte não fique muito irregular. Guarde a tampa.
Com o auxílio da mesma faca e de uma colher, vá cavando o interior para criar um reservatório térmico para o risoto. Umedeça com azeite por dentro e por fora, e coloque no forno, em fogo médio.
Faça isso 10 minutos antes de colocar o risoto em seu interior.

FAÇA O ARROZ:

Em uma panela média, coloque duas colheres de manteiga. Espere derreter e acrescente o arroz. Deixe fritar por poucos minutos para ajudar a liberar o amido.
Acrescente metade do caldo e deixe cozinhar. Se necessário, vá acrescentando mais caldo até o arroz ficar no ponto certo, sem parar de mexer (guarde um pouco para o final do preparo).
Quando estiver pronto, acrescente uma colher de manteiga e misture bem. Reserve.

FAÇA A CARNE SECA:

Em outra panela coloque duas colheres de manteiga e acrescente a cebola e o alho picados. Espere um minuto e acrescente a carne seca desfiada. Deixe refogando por alguns minutos. Despeje mais ou menos meio copo do caldo, mexa por dois minutos, coloque o arroz já previamente cozido e misture bem.
Acrescente 100g de requeijão cremoso, deixando o restante para a decoração do prato. Acrescente pimenta do reino a gosto e espere aquecer bem. Se preferir, junte queijo parmesão neste momento.
Por último, misture com cuidado os cubinhos de abóbora reservados. Coloque o risoto na moranga que acabou de sair do forno, acrescente o requeijão decorativo e sobre ele, um pouco de cebolinha.
Sirva a seguir
_________________________________________________ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário