quarta-feira, 29 de agosto de 2012

SOCORRO!

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O MUNDO?

Amanhã, dia 30/08/2012, completo 61 anos de vida. E com tristeza observo a essas alturas, o descaminho do ser humano. Sem atribuir culpa específica, mas analisando o todo, convivemos com uma desordem social e familiar sem precedentes.

Não é mérito dos brasileiros. Refiro-me a todas as partes do planeta. Porém, há de se levar em conta alguns traços nacionais que são muito próprios, talvez pela imensa enxurrada de maus exemplos que vem de cima para baixo. Eu explico: se um jovem vê uma figura pública contrariando bons princípios, logo imagina que se uma autoridade faz, o que me impede de fazer? claro que nesse caso também falta a "tal" estrutura familiar em suporte constante até que esses nossos frutos, assumam o total controle de suas vidas.

Todavia, alguns aspectos de postura familiar e social nos causa continuados espantos! filhos em conflito com pais, e muitos destes, pecando por ação ou omissão alimentam uma cadeia sem fim de episódios tristes que retratam a decadência da família, da moral e dos bons costumes.

O "homo sapiens" do século XXI peca desvairadamente por ser imoral, irresponsável, omisso, infiel, e viver mergulhado num universo de futilidades. Numa época em que a cibernética nos surpreende com seus avanços, tal postura é inadmissível.

O que está faltando? os religiosos diriam: a fé e a família! os sociólogos poderiam indicar a falta de direção e atitude diante da vida moderna e os moralistas simplesmente atribuiriam a falta de vergonha! mas me pergunto se não seriam todas essas avaliações e mais algumas para explicar tanta violência em tempos modernos, tanta criminalidade,  tanta irresponsabilidade, tantos conflitos de toda ordem e tanta falta de paz?

As vezes sinto uma sensação de inutilidade combatendo alguns conflitos e denunciando outros, já que o volume deles supera muito meu ínfimo esforço. Na verdade pouco posso fazer. Os poucos resultados alcançados se diluem diante de tamanha sucessão de acontecimentos. 

Uma retomada de consciência poderia solucionar tantos problemas da vida moderna? eis uma questão a ser considerada. Afinal meus direitos terminam onde começam os de meu semelhante. Tomara que esse lampejo ocorra em tempo hábil, bem antes que possa ocorrer uma reedição de Sodoma e Gomorra em pleno século XXI.


Desejo a todos, feliz consciência!



4 comentários:

  1. Concordo e digo mais: às vezes essa sensação de impotência me acomete e fico entre parar de trabalhar ( sou voluntária há 20 anos em causa sociais) e continuar. Mas não paro porque simplesmente não consigo. Acho que somos movidos pela esperança Barjon. Belo trabalho o seu! Muito prazer em te conhecer e te desejo um Feliz Aniversário!

    ResponderExcluir
  2. Vc está certa querida!
    Somos movidos sim, pela esperança!
    Muito obrigado e o prazer é meu também.

    ResponderExcluir
  3. Ainda que seja 1 em 1.000, continue sua luta, pois não haverá mais esperança quando não houver mais quem acredite. Eu acredito e muito. E você? Sei que também acredita. Então, meu amigo, continue seu trabalho, pois um deserto é formado por cada grão de areia em particular. Abraço. Clódson Fittipaldi.

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida amigo Clódson eu creio sim. Embora insignificante para o universo, dou o que tenho de melhor na busca por uma vida mais justa e de maior qualidade a todos! Um grande abraço!

    ResponderExcluir