segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

SEJAMOS CÍNICOS EM 2012!

SERIA UM BOM CAMINHO!


Mas, vamos aos conceitos:


A palavra cínico vem de cinófilo que são pessoas que gostam de cães.


Em nosso século é escrita com "C" ou com "S" conforme a situação e vamos ver exatamente quando e porque:

A escrita com "S" não é incorreta, desde que a utilizemos para assuntos relacionados à China. Por exemplo: "Os nativos "sínicos" gostam muito de arroz"

A escrita com "C" já é utilizada para quem age com sarcasmo, mentem ou omitem informações.

Entretanto, a filosofia grega pós-Socrática, especialmente com o filósofo Diógenes, definia a escola cínica como aqueles que para viver precisavam unicamente deles próprios. A associação com cinófilos, era porque os adeptos dessa escola filosófica cínica, viviam pelas ruas, absolutamente sem nada, perambulando como os cães de um lugar para outro.

Estamos falando de uma filosofia de vida de 469 a 399 a.C.

Passados mais de vinte Séculos, e uma disforme evolução, hoje, 2011 anos d.C. esse pensamento ainda persiste em seu maior fundamento. O desapego material. A época moderna em que vivemos, criou por si só um sistema competitivo onde se deseja ter mais e melhor que nossos vizinhos. Isso é um total apego materialista.

Sem extremos, se extrai um conceito muito interessante dessa filosofia: a de que podemos , e, devemos viver com o suficiente. A volúpia materialista nos expõe a um estresse constante na busca por ter cada vez mais. E ter mais, nos eleva o estresse pois aumenta nosso dispêndio em adquiri-la e mantê-la.

Resumindo, tem pessoas que vivem loucas afundadas em dívidas por ter mais do que pode, e tal estado de espírito nem a permite desfrutar em paz, de suas conquistas! Materialismo e paz são divergentes na sua concepção.

Portanto, agradecendo a todos que carinhosamente acompanharam esse modesto BLOG ao longo deste ano, quero desejar que a materialidade de suas vidas se reduza a ponto de serem plenamente felizes em 2012.

Saúde e realizações para o novo ano!

A todos, meu sincero agradecimento!

Barjon G Mello


Um comentário:

  1. BOA NOITE LINDO AMIGO,SEMPRE QUE ESTOU EM CASA DE FOLGA COSTUMO VISITAR O TEU BLOG,BEIJOS

    ResponderExcluir