terça-feira, 28 de junho de 2011

AMIN KHADER MORREU?

NÃO!  AMIN KHADER NÃO MORREU!



Que força fantástica de comunicação e disseminação tem a internet!

Ela encurtou distâncias de forma absoluta, permitindo que em segundos se conheça um fato a milhares de quilômetros. Excelente não é mesmo?

Seria perfeito, não fosse a mentalidade mentecapta do ser humano, que gozando de abstinência aguda pela falta de neurônios, utiliza essa poderosa ferramenta para trotes, aliciamento, crimes, falsidades e todo um rol de crimes e coisas estúpidas. Então por aí, é de se lamentar.

Hoje o infeliz daquele cabeleireiro malacabado do David Brazil divulgou logo cedo uma nota no Twitter lamentando a morte de seu querido amigo. Ora....primeiro que não são amigos como ele disse, segundo que ato contínuo, o falecido Amin corria tranquilamente seus 14 kms diários nas praias da Tijuca no RJ.

Prontamente o Portal UOL deu destaque de capa, o Terra e o portal Globo chegaram a referir-se sobre a "causa mortis" e sugerir o local do velório, enquanto o defunto corria livre, leve e solto na praia.

A TV Record, a Band e a Globo igualmente deram destaque à notícia num afã de ser a primeira não a divulgar como queriam, mas, para pagar um dos maiores "micos" do jornalismo brasileiro. Até a Vênus platinada! Que coisa!

Sabem porque? é simples, nenhum deles sequer ligou para o Amin para checar.
Agiram como age a imprensa marrom na busca de puro sensacionalismo. Mas o tiro saiu pela culatra e o "mico" foi venerável!

Isso nos deixa duas claras lições:

1)- Jornalistas de plantão: aprendam de uma vez por todas a checar as fontes das notícias ou boatos. É premissa básica de jornalismo! Um boato pode expor tragicamente a credibilidade de uma instituição séria.

2)- A internet mostrou sua força e velocidade, e que é um poderoso instrumento a favor da notícia, da comunicação e da instrução. Por outra deixou claro que pode ser mal utilizada quando nas mãos de batráquios desprovidos de cérebro, sentimento e principalmente respeito!

É o meu pensamento e minha opinião!

________________________________________________________

Um comentário: