segunda-feira, 16 de maio de 2011

A presidenta foi estudanta?


Existe a palavra: PRESIDENTA? 


Que tal colocarmos um "BASTA" no assunto? 


No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante... 

Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade. Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. 

Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta",independentemente do sexo que tenha. Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta". 

Um bom exemplo do erro grosseiro seria: 

"A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".

O português realmente é uma língua complexa. Concordo com isso. Mas erros crassos, gritantes como esse alimentados por um coro de puxa-sacos é demais

De qualquer forma, ao ler esse texto, suas dúvidas cessarão por definitivo. E tal deslize só poderia partir do PT mesmo, um partido que prima em colecionar pérolas (crassas e gritantes) ao longo de sua indesejável existência!

Esse é o meu pensamento. Essa é a minha opinião!

___________________________________________________


5 comentários:

  1. E poderíamos esperar outra coisa da amiga íntima do Lula?
    kkkkkkkkkkkkkkkk
    E viva a "presidenta eleganta"....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Pois é houve antes do PT, vários Presidentes que não fizeram nada pelo nosso País,"ALIÁS ESTAVAM VENDENDO O NOSSO PAÍS" por isso eu digo "não é o português falado corretamente que manda mesmo no Brasil", porque falando ou não direito o português, fizeram e estão fazendo do nosso país, um país muito melhor para se viver, e que venham presidentes ou Presidentttassss do PT sempreeeeeeeeeeeeee!!!! Isso não importa, o que importa mesmo, é a "ATITUDE E O AMOR AO BRASIL"

    ResponderExcluir
  3. Então ficamos assim:
    "Dilma presidenta, quando adolescenta, era eleganta e estudanta. "

    FRANCAMENTAAAAAAAA ! hehehe

    ResponderExcluir
  4. Se vc não existisse ...juro que te inventaria!!SUCESSOS SEMPRE!!

    ResponderExcluir
  5. Verdade amiga Elisa,Atitude de roubar, saquear mentir enganar etc,etc,etc. Ah, e amor ao Pré Sal.

    ResponderExcluir