quarta-feira, 25 de abril de 2012

A FARSA DAS SACOLAS



A GRANDE FARSA DAS SACOLAS PLÁSTICAS


Quando eu era moleque, o que se usava nos supermercados era exatamente isso: sacos de papel resistente em qualquer supermercado onde se fosse. Funcionavam bem e era ecológicos. O problema se apresentava quando embalava produtos úmidos ou até molhados mesmo por refrigeração. Rasgavam e você tinha um trabalho a mais. Muitos países usam até hoje.




Décadas depois, os gênios brasileiros evoluíram para as conhecidas sacolas plásticas que embora de péssima qualidade, não rasgavam por umidade. E criou-se uma segunda utilidade para elas: embalavam o lixo caseiro de milhares de residências. E assim foi....até que por conta de um TAC (termo de ajustamento de controle de conduta) entre a APAS (Associação Paulista de Supermercados), o Ministério Público do Estado de São Paulo e o Procon-SP decidiu-se excluir seu uso na vida de milhões de pessoas a partir de 03.04.12.

Pessoas essas que tem cestos de lixo em casa. Agora com essa proibição, terão de comprar sacos "PLÁSTICOS" de lixo. Então não se eliminou o plástico na natureza. Apenas sua forma e capacidade. Esse é o primeiro ponto!





Espertos, logo os supermercados encomendaram sacolas "ecológicas" e outras retornáveis a preços que variam de R$0,56 até R$2,40 a unidade. Fabricantes logo lançaram também uma grade completa até para combinar com seu "look"




QUE BELEZA!

A IDEIA INCLUSIVE É FANTÁSTICA! PRESERVAR NOSSO PLANETA!





MAS.....EU PERGUNTO: E O RESTO DOS PLÁSTICOS NÃO SERÃO BANIDOS?




Essa semana, FRANCISCO CHAGAS, um beócio vereador do PT, cansado de dar nomes a placas de ruas, decidiu entrar com um projeto para proibir os supermercados de fornecer caixas de papelão, que recebem de seus fornecedores, para compras maiores como opção para quem não quer sacolas politicamente corretas, com preços politicamente incorretos!


SE A PREOCUPAÇÃO REAL FOSSE ESSA......





BASTARIA LEMBRAR QUE TUDO ISSO É RECICLÁVEL......





e concentrar o "foco" corretamente, adotando medidas efetivamente práticas e eficientes de reciclagem. Sabe-se que 100% dos plásticos, 98% dos papéis e 100% dos papelões são recicláveis. Mas os "lobbys" interferem né?


CONFESSO: eu não consigo entender. Enquanto isso o planeta...........

Um comentário:

  1. Exatamente isso. Não vejo sentido em retirar as sacolas dos supermercados e fazer o povo comprar saco plástico de lixo. Tudo é plástico.....e continuarão a poluir e prejudicar o planeta.

    Decisão idiota!
    É o que eu penso!

    ResponderExcluir