domingo, 27 de setembro de 2009

BOLO CHIFFON DE CHOCOLATE

__________________________________________________________

Você já conhece e já comeu. Ele é dos deuses!



Bolo chiffon de chocolate



A sua massa é rica com muitos ovos, a receita é um clássico da patisseria e merece ser feita!


Rendimento: 12 porções



INGREDIENTES:


1 / 2 xícara de chocolate em pó


175 g de farinha de trigo


3 colheres de chá de fermento em pó


300 g de açúcar


7 ovos


1 / 2 xícara de óleo


3 / 4 de xícara de água


1 / 2 colher de chá de bicarbonato de sódio


1 pitada de sal


MODO DE PREPARO:



Dissolva o chocolate na água fervendo. Quando estiver morno comece a preparar o bolo. Misture em uma tigela grande a farinha, com o açúcar, o fermento e o bicarbonato. Faça um rebaixo no centro, coloque o óleo e as gemas. Mexa e acrescente o chocolate. Bata com a batedeira até a massa fazer bolhas. Acrescente então à massa as claras batidas em neve com a pitada de sal.


Misture com muito cuidado e coloque em uma forma com canudo no meio, untada e polvilhada com farinha. Asse em forno baixo, previamente aquecido por uma hora. Retire do forno e deixe esfriar uns dez minutinhos sobre uma grade. Em seguida vire a forma sobre a grade e deixe esfriar de cabeça para baixo.


Retire da forma e sirva com creme chantili


OLHA O TRUQUE:


Bolo macio

Para o bolo ficar muito macio utilize todos os ingredientes em temperatura ambiente. Se a receita pedir claras batidas separadas das gemas, acrescente-as com um colher de pau e misture delicadamente com a massa.

Como saber se o fermento ainda está fresquinho?

Para saber se o fermento em pó ainda está bom, dissolva uma colherinha de fermento em um copo com água, ele deve soltar bolinhas como um sonrisal.


Forma de bolo polvilhada com açúcar

Para dar um gostinho de caramelo ao seu bolo experimente polvilhar a forma com açúcar no lugar da farinha de trigo. Mas atenção: esse truque funciona melhor com formas sem buraco no meio.


SEE  YOU !!!!!

________________________________________________________________

sábado, 26 de setembro de 2009

PÃO DE MEL DA BISA (AVÓ)



__________________________________________________________
QUEM NÃO GOSTA?

É ANTIGO E CONTINUA SENDO ADORADO!

APRENDA A FAZER EM CASA, DELICIOSOS PÃES DE MEL

( RECEITA DA BISA! )





Rendimento: 26 porções

Tempo de Preparo: 50min


Ingredientes:



250 ml de mel

1 colher de sopa de manteiga

3 xícaras de farinha de trigo

250 ml de leite

1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

1 colher de sopa de tempero para bolachas

1/2 kg de chocolate amargo em barra

200 g de chocolate em barra ao leite


Modo de Fazer:

Bater o mel com a manteiga e o tempero

Acrescentar o leite misturado com o bicarbonato de sódio e bater bem

Acrescentar a farinha de trigo e bater bem

Untar forminhas de pão de mel com margarina e polvilhar farinha de trigo

Colocar a massa nas forminhas, tendo o cuidado de não encher, apenas a metade

Levar ao forno até assar

Desenformar e colocar em uma grade para esfriar

Derreter os chocolates em banho-maria

Passar os pãezinhos no chocolate, uma a um, colocar sobre um plástico até endurecer


OPÇÃO:

Faça-os em formato quadrado e chatinho. Forme pares e deixe uma face sem passar no chocolate. Coloque leite condensado ou qualquer outro recheio de sua preferência e junte as partes, como se fosse um sanduiche. Passe no chocolate novamente, de modo que a camada não fique grossa. Espere esfriar e deguste essa delícia!

_________________________________________________________________

terça-feira, 22 de setembro de 2009

A PRIMAVERA CHEGOU! OBAAAAAAAAAAAAAA!!

QUE TAL UMAS DICAS DE BAIXAS CALORIAS, PARA FAZER BONITO QUANDO O SOL BRILHAR PRA VALER? LEIA...É FÁCIL E GOSTOSO!

Chips crocantes de batata e outras receitas "magras" para enfrentar os ataques de gula em frente ao computador


Estima-se que quem trabalha em período integral, principalmente diante do computador, consome cerca de 300 calorias a mais por dia. Se você acha que esse não é o seu caso, observe, no fim do expediente, a quantidade de papéis de balas, chicletes, biscoitos, chocolates e afins na sua lixeira. "Os ataques de gula geralmente acontecem à tarde, quando cai a produção da serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar. Em busca dessa sensação, muita gente acaba apelando para alimentos ricos em açúcar, sal e gordura, que, ao longo de um ano, podem colaborar para o acréscimo de até cinco quilos na balança", afirma a nutricionista Camila Duran, de Campinas, interior de São Paulo.



Chips de batata, abobrinha e beterraba alternativa aos salgadinhos industrializados veja:




Mas não é só a estética que sai prejudicada com os belisquetes. "Se alimentar mal no trabalho pode comprometer o desempenho, a energia e a disposição", avisa o médico Nestor Schor, professor de nefrologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).



O primeiro passo para parar de petiscar é manter a fome sob controle. Para isso, basta comer a cada três horas e seguir uma dieta variada e balanceada. Outras estratégias incluem tomar dois litros de líquidos por dia, já que é comum confundir sede com fome, e escolher alimentos ricos em fibras. "Frutas com casca ou desidratadas, barras de cereais e produtos em versão integral prolongam a saciedade, assim como as proteínas magras, caso do iogurte desnatado e do queijo minas light, por exemplo", lista a mestre em nutrição Cynthia Antonaccio, de São Paulo. Para não exagerar na dose, sempre que possível escolha produtos embalados individualmente e leve para o escritório receitas magrinhas feitas em casa, como estas:



Chips crocantes de batata: Corte uma batata média em rodelas extremamente finas e coloque em uma tigela com água e gelo por 15 minutos. Seque uma a uma em um pano limpo e distribua no prato do micro-ondas revestido com filme-plástico, deixando uma batata longe da outra. Salpique sal e leve ao micro-ondas por quatro minutos, retire, vire os chipes de lado, e coloque por mais quatro. Para finalizar, ponha no forno convencional por 10 minutos. A porção soma cerca de 65 calorias. É possível fazer os chips usando abobrinha ou beterraba, nesse caso não é preciso colocar na água antes de ir ao micro-ondas.



Tirinhas de maçã: Corte uma maçã verde em fatias finas, coloque-as sobre um papel absorvente e leve ao micro-ondas por dois minutos de cada lado. Polvilhe canela e adoçante em pó. Rende mais de 30 tirinhas, cada uma com cerca de 4 calorias.



Mix de hortaliças: Corte cenoura, pepino e salsão em palitos de cinco centímetros e, na hora do consumo, molhe-os em molho pronto light para salada. Cada unidade tem menos de 4 calorias.



Peito de peru light crocante: Embrulhe uma fatia de peito de peru em papel absorvente e leve ao micro-ondas por dois minutos. Fica crocante como um salgadinho de pacote, mas com apenas 15 calorias por unidade.



Rolinho de abobrinha: Corte uma abobrinha em fatias finas, grelhe-as sem óleo e espere esfriar. Espalhe uma colher de chá de cream cheese light, coloque meia fatia de blanquet de peru light e enrole. Prenda com um palito de dentes. Rende oito unidades, cada uma com menos de 10 calorias.



Patê de rúcula: Bata no liquidificador 4 colheres de sopa de rúcula com 1 de alho-poró, 1 de cebolinha, 1 xícara de chá de tofu, sal e noz-moscada a gosto e um fio de azeite. Cada colher de sopa soma cerca de 8 calorias. Coma com biscuit integral, kani kama ou palitos de erva-doce.



Bolinhas de canela: Em uma tigela, misture 2 ½ xícaras de chá de farinha de trigo integral com fermento, 1 colher de chá de canela em pó, 6 colheres de sopa de adoçante próprio para ir ao fogo e 4 de margarina light. Faça bolinhas com as mãos, pressione o centro com o polegar e leve para assar por 10 minutos. Espere esfriar e recheie o centro com 1 colher de café de geleia diet. Rende 40 biscoitos, cada um com mais ou menos 20 calorias cada.



Bolo de mel: Na batedeira, bata 1 xícara de chá de mel e 3 colheres de sopa de manteiga light. Adicione 3 ovos, 2 xícaras de chá de farinha de trigo integral e 1 ½ colher de sopa de fermento em pó. Despeje em uma forma untada e enfarinhada e leve para assar por 40 minutos. Quando esfriar, corte em 40 partes, cada um com 40 calorias, em média.



Misto quente picante: Umedeça duas fatias de pão de fôrma integral light no leite desnatado, recheia-as com duas fatias de presunto magro, duas de mussarela light e uma pitada de páprica picante. Leve ao forno por quatro minutos e leve para o trabalho cortado em retângulos pequenos, cada um com cerca de 20 calorias.



Pastel enrolado: Espalhe três colheres de ricota sobre um disco de massa pronta para pastel de forno, acrescente ½ tomate sem semente picado e orégano. Enrole a massa formando um tubo frouxo e leve para assar por 15 minutos. Quando esfriar, preencha com rúcula. Cada rolinho possui cerca de 70 calorias.


________________________________________________________________________//

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

DIA DO PÃO! 16.10.09 COMEMORE!!!!!!!

_________________________________________________________________________



DIA DO PÃO - 16.10.2009

COMEMORE






O pão nosso de cada dia !


Conheça a história e comemore sua data em 16 de outubro




Considerado o alimento do corpo e da alma, o pão é também um exemplo de partilha. Sublimado na parábola da Multiplicação dos Pães se transformou em um símbolo religioso ao representar o corpo de Cristo, na Santa Ceia. Apesar da diversidade de culturas e religiões, sua essência permanece a mesa: uma combinação de farinha, água e sal que, ao longo do tempo, foi sendo enriquecida com grãos, temperos, embutidos, queijos, legumes, verduras, cremes e frutas.



Sua origem se confunde com própria história do homem. Segundo os historiadores, o pão teria surgido há milhares de anos, quando era confeccionado com glades de carvalho e faia trituradas, sendo depois lavado com água quente para tirar o amargor. Em seguida, a massa era colocada sob o sol para secar e se faziam broas com a farinha. Mel, azeites doces, mosto de uva, tâmaras esmagadas, ovos e pedaços de carne foram sendo acrescentados posteriormente, formando bolos que eram cozidos sobre pedras quentes ou sob as cinzas.



A primeira civilização a utilizar o forno foi a egípcia. Aos egípcios também foi atribuída a descoberta do acréscimo de líquido fermentado à massa para torná-la leve e macia. Este alimento era tão importante para os povos antigos que no Egito serviu até como moeda corrente: um dia de trabalho valia três pães e dois cântaros de cerveja. Os judeus, porém, não preparavam seus pães com fermento por acreditarem que a fermentação deixava os pães impuros e podres.


Segundo o filósofo romano Plínio, conhecido como o Antigo, os gregos foram os responsáveis pelo surgimento do pão na Europa depois da conquista da Macedônia, em 168 a.C. Em Roma, o alimento era preparado nas residências pelas mulheres e, posteriormente, em padarias públicas, surgindo então os primeiros padeiros.


No século XVII, a França se tornou o centro de fabricação de pães de luxo, com a introdução dos modernos processos de panificação. Depois, estas técnicas se espalharam para a Áustria.No Brasil, o início da fabricação obedecia a um ritual próprio, com cerimônias, cruzes nas massas e até salmos eram rezados para ela crescer, afofar e dourar a crosta, principalmente quando preparados nas casas.


Os pioneiros na atividade de panificação no país foram os imigrantes italianos e as primeiras indústrias do segmento surgiram em Minas Gerais, passando rapidamente para os grandes centros.

Hoje, a paixão pelo pão faz com que cada brasileiro consuma por ano, 33,5 quilos, mas, mesmo com toda essa disposição, nosso apetite ainda é menor do que dos chilenos, argentinos e uruguaios.


_________________________________________________________________________

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

PROMOÇÃO ATÉ OUTUBRO! CHOCOTONE MARAVILHOSO!!!!!!!!!

ATENÇÃO: ESSA OFERTA É IMPERDÍVEL:

CHOCOTONE 500GRS ARTESANAL - MARAVILHOSO!

Embalados em celofane que pode ser ou não personalizado. É bom lembrar que podemos personalizar embalagem cartonada, latas diversas, fitas e TAGs

NA OFERTA ACIMA 500GRS EM CELOFANE APENAS R$11,50 A UNIDADE PARA QUANTIDADES ACIMA DE 100. PROGRAME SEU PEDIDO COM ANTECEDÊNCIA !

FECHAMENTO DE AGENDA DE PROGRAMAÇÃO E OFERTA: 31.10.2.009

NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA HORA!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

PANETONES DELICIOSOS EMBALADOS EM LINDA LATA

VAMOS FALAR EM NEGÓCIOS?

Final de ano chegando, chega a hora de vc marcar a data, com o reconhecimento pela colaboração e atenção recebidos durante o ano. Então presenteie e surpreenda!

PANETONES DELICIOSOS E ARTESANAIS EMBALADOS EM LINDA LATA

Essa é a pedida ideal para quem não dispõe de verba para cestas. Ou para presentear e surpreender gente que participou da sua vida em escala menor.

PREÇOS E CONDIÇÕES PROMOCIONAIS ATÉ OUTUBRO SOMENTE

R$17,50 A UNIDADE DE 500GRS

Um presente muito barato, de excelente qualidade e muito bem vindo!

IMPORTANTE: Trata-se de artigo artesanal. Nada industrializado com conservantes e químicas diversas. É Sweet Berries, é qualidade!

LEMBRE-SE: NÃO BASTA PRESENTEAR....TEM DE SURPREENDER!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

SAIBA TUDO SOBRE OS "CHÁS"

___________________________________________________________________________

CHÁS


Os chás são bebidas tão complexas, quanto os cafés. Possuem enorme variedade de notas que os caracterizam pelo aroma e sabor, além do retro-gosto.

Vamos então, aprender mais sobre essa antiga bebiba, ainda muito apreciada.

Permita-se novas descobertas... Cheire, olhe, prove, deguste o chá!

Degustar significa saborear. De acordo com o dicionário Michaelis, é "comer ou beber vagarosamente, com gosto; tornar saboroso; deleitar-se em, com lentidão calculada e voluptuosa; deliciar-se, regozijar-se". O que parece nos dizer este sabido livro é que durante anos esquecemos o real valor do degustar, lascando meia dúzia de palavras técnicas ao gosto para traduzir o indecifrável. O oposto do saborear.

E não é o que pede o chá.

Longe das definições e mais perto do prazer, apreciar uma xícara da bebida não requer vocabulário rebuscado, mas sim uma pequena dose dos sentidos.

Na busca por seu chá favorito, serão infinitas complexidades de sabor, aroma e aparência, e quanto mais você provar, mais irá conhecer diferentes nuances entre variedades e tipos.

FOLHAS QUE FALAM

Para iniciar a jornada, comece dando uma boa olhada nas folhas secas da planta. Peça para vê-las antes de comprar. O exame é revelador. Observe se foram enroladas, torcidas ou se estão ao natural. Estes aspectos e também se a folha está inteira ou quebrada podem impactar no sabor e no corpo da infusão. As folhas devem ter aproximadamente o mesmo tamanho e não deve haver pedaços de galho ou caule misturados a elas.

A primeira característica importante de um chá é sua capacidade de expandir-se em contato com a água quente. Quanto maior for essa expansão, mais será possível sentir as nuances e sabores que cada chá tem a oferecer. Folhas pequenas e partidas, por exemplo, podem resultar em uma bebida forte na xícara. A infusão é mais rápida, pois a área em contato com a água é maior. Provavelmente, será um chá com maior acidez (adstringência). Folhas inteiras, no entanto, ampliam o potencial da bebida. Precisam de mais espaço para a infusão e são capazes de expandir-se quatro vezes mais. Por este motivo, na hora do preparo é melhor que estejam em contato direto com a água ou em infusores espaçosos.

A ÁGUA PELO CAMINHO

Especialista em chá e autora de diversos livros sobre o tema, a inglesa Jane Pettigrew diz que, além da escolha do chá, é preciso atentar para a água que será utilizada na infusão. "O sucesso da bebida está intimamente ligado à água fresca, que permite que o chá revele todos os seus sabores", comenta. A temperatura da água, a quantidade de chá e o tempo de infusão também não passam despercebidos por Jane. Entretanto, para cada tipo de chá existe um caminho mais recomendado.

Antes de fazer a infusão, sinta o aroma das folhas. É doce, defumado, frutado? Sinta o cheiro e deixe a memória trazer as lembranças. Uma vez feita a infusão, aprecie o aroma na xícara. O cheiro instiga a prová-lo? Assemelha-se ao aroma sentido nas folhas secas? Faça-se perguntas, mas não se prenda a respostas. Apenas sinta. O aroma pode revelar não só a qualidade, mas os sabores que virão a seguir.


NA XÍCARA E NO PALADAR


Jane Pettigrew explica que outra importante etapa da degustação é a aparência do chá na xícara. A infusão deve ser clara e brilhante. A cor pode variar de acordo com o chá. Jane indica a observação da cor em uma louça branca. "Geralmente, o chá preto mostra uma cor avermelhada, os oolongs possuem uma tonalidade entre o marrom-alaranjado e o marrom-escuro e o licor dos chás verdes apresenta coloração verde-amarelada. Chás de boa qualidade nunca devem ser turvos ou sem brilho", ilustra.

Finalmente, o sabor. A parte decisiva e mais prazerosa dos sentidos não é, claro, menos importante. "Quando você estiver realmente degustando o seu chá, precisa estar consciente de como o sabor se desenvolve no paladar", alerta Jane. Por isso, cada passo da experiência é fundamental. Sentir, olhar e cheirar somam-se a provar e igualam o prazer em saborear. É na degustação que percebemos se o chá tem de fato o que promete. Espalhe a infusão por toda a língua e sinta o corpo do chá. O sabor é duradouro ou se vai logo com o gole? Sinta os elementos de sabor. É floral, amargo, doce, cítrico, seco, oceânico, vegetal, refrescante?

Jane conta que depois de algumas degustações é possível identificar camadas de sabores e as experiências tornam-se, a cada dia, mais intrigantes. Mas lembre-se: esses são apenas alguns elementos que podem indicar um caminho para que você explore ainda mais sua viagem com o chá.

No final, a pergunta mais importante a se fazer é: é agradável?

Se for bom, então aproveite e divirta-se.˙

___________________________________________________________________________

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ENTRADA DIFERENTE E SOFISTICADA

Muitas vezes recebemos alguém para almoçar ou jantar, e ficamos com aquele desejo de impressionar. Se for algo formal, daí é mesmo importante. Hoje vamos dar a receita de uma "entrada" diferente e sofisticada. Porém bem fácil de fazer.


CEBOLAS CARAMELADAS

Sirva como entrada vegetariana com uma fatia de queijo brie ou minas meia cura ou com um bom rosbife.


Rendimento: 6 porções pequenas


INGREDIENTES:

1/4 de xícara de azeite extra-virgem
500 g de cebolas
1/2 xícara de açúcar
1 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de pimenta-do-reino
1 xícara de vinho tinto seco
6 colheres de sopa de vinagre balsâmico
2 colheres de sopa de licor de groselha


MODO DE PREPARO:

Aqueça em uma panela grande o azeite. Acrescente as cebolas sem as cascas e cortadas em anéis transparentes. Polvilhe com o açúcar misturado com o sal e a pimenta-do-reino.
Cozinhe as cebolas em fogo baixo, por meia hora, mexa algumas vezes para não grudarem no fundo da panela.
Acrescente o vinho, o vinagre e o licor de groselha. Cozinhe por mais meia hora, até as cebolas ficarem bem cozidas e com um molho bem grosso, quase uma geléia.

Para ter certeza que estão prontas: o molho cobre como uma calda as costas de uma colher de pau.


DICA:

Vinho na cozinha
Utilize vinhos de boa qualidade e bom preço na cozinha. O sabor do vinho pode melhorar ou estragar um prato.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

VOCÊ SABE O QUE É "LIGHT" E "DIET" ?

Muita gente não sabe. Porém, é de grande importância saber.

Existe sim diferença e cada um dos tipos é específico para uma situação.

Vamos ver:


Estudo mostra que diabéticos não sabem a diferença entre produtos diet e light


Um estudo feito na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, com 120 pacientes com diabetes tipo 2 indica que, apesar de consumir produtos diet e light com frequência, mais da metade não sabe a diferença entre os dois tipos de produtos, não tem o hábito de ler o rótulo desses alimentos e também não controla a quantidade ingerida.

Entre os pacientes entrevistados (60 homens e 60 mulheres), todos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a média de idade era de 63 anos e 83,3% tinham sobrepeso ou obesidade.

Adoçantes e alimentos dietéticos estão em 35% dos lares brasileiros, mesmo sem haver necessidade nutricional em consumi-los

Os dados foram obtidos por meio de um questionário envolvendo variáveis sociodemográficas, hábitos de vida, história da doença e consumo de produtos dietéticos e adoçantes. A amostra foi composta principalmente por indivíduos com baixa escolaridade

A nutricionista Paula Barbosa de Oliveira, autora do estudo feito como dissertação de mestrado defendida no Programa Saúde na Comunidade, da USP, com orientação do professor Laércio Joel Franco, alerta que o consumo excessivo desses produtos pode interferir no controle glicêmico e trazer prejuízos para a saúde dos pacientes.

Os alimentos diet são isentos de certos nutrientes encontrados no produto convencional, como açúcar, sódio ou gordura, e são elaborados para pessoas com exigências específicas, enquanto o light apresenta uma redução de, no mínimo, 25% do valor energético total ou de algum nutriente presente no produto convencional.

"O estudo conclui que informações sobre o uso adequado de adoçantes e produtos dietéticos é uma necessidade nas atividades assistenciais aos pacientes com diabetes, nos diversos níveis do SUS", disse Paula à Agência FAPESP.

Como os indivíduos com diabetes precisam restringir a ingestão de açúcar, segundo ela o uso desses produtos pode suprir o desejo pelo sabor doce sem alterar a glicemia.

"O uso consciente e adequado desses produtos pode restringir o uso de açúcar, facilitar a adesão ao tratamento e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Verificamos, por exemplo, que apenas 41% dos pacientes têm o hábito de ler os rótulos dos produtos", disse.

O trabalho indicou ainda que, embora não tenham sido observadas diferenças significativas entre homens e mulheres com relação à ingestão de produtos diet e light, os idosos consomem menos açúcares quando comparados com os adultos.

"Em resumo, apesar de usar menos açúcar, os idosos são os maiores consumidores de adoçantes entre todas as faixas etárias, enquanto as mulheres usam mais o adoçante fora de casa e se dizem mais preocupadas com a quantidade utilizada do que os homens", disse Paula.

A nutricionista destaca que para obter um bom controle metabólico a educação alimentar é um dos pontos fundamentais no tratamento do diabetes, que atualmente apresenta impacto considerável como problema de saúde pública, pela morbidade, mortalidade e altos custos de seu tratamento.

Segundo ela, o uso de adoçantes e alimentos dietéticos é importante para as pessoas com diabetes, apesar de serem dispensáveis na alimentação. "Esse setor tem crescido muito nos últimos anos e, atualmente, 35% dos lares brasileiros consomem algum tipo de produto light ou diet, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos", disse.

"As estimativas são de que o número de pessoas com diabetes do tipo 2 no mundo passará dos cerca de 135 milhões, em 1995, para 300 milhões em 2025", apontou.
A Primavera está chegando, e trás com ela o sol maravilhoso e as flores. Está mais do que na hora de pensarmos em delícias que sejam de baixa caloria, e alta nutrição. Que tal as frutas?

Nossa sugestão hoje, é um fantástico Pavê de frutas. Fácil de fazer, delicioso de se degustar. Além de ser altamente digestivo! Mãos a obra!


Pavê de Salada de Frutas


Ingredientes:


- 400 g de biscoitos tipo inglês ou champagne
- 1 lata de salada de frutas em calda
- cerejas ao maraschino (para decoração)


Para o creme


- 200 g de manteiga ou margarina sem sal e gelada
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- 3 gemas
- 1 colher (sopa) do licor de sua preferência
- 1 copo de iogurte bem gelado


Modo de preparo


Escorra bem a salada de frutas, reservando a calda. Bata muito bem a manteiga ou a margarina com açúcar. Junte as gemas e o licor, sempre batendo, até obter um creme liso e fofo. Por último, misture o iogurte.

Vá molhando os biscoitos na calda reservada e forre com uma camada dos mesmos o fundo de um pirex retangular médio. Cubra os biscoitos com uma camada de creme, outra de salada de frutas, novamente uma de biscoitos e, assim por diante, terminando com o creme. Decore com as cerejas e leve à geladeira até a hora de servir.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

CUPCAKE

Moda vai e moda vem. Não é só no vestuário e acessírios que observamos isso. Atualmente os famosos e antigos CUPCAKES estão em alta. Com variadosapliques de diversos sabores, e sempre lindos pela decoração que se faz, são deliciosos e tentadores.

Hoje vamos ver um legítimo CUPCAKE de chocolate


CUPCAKE DE CHOCOLATE


MASSA:

Ingredientes:

1 xícara de chocolate em pó
2 xícara de açúcar
3 xícara de farinha de trigo
2 ovos
1 xícara de leite
3/4 de xícara de óleo
1 colher de sopa de fermento em pó

MODO DE PREPARO:

Misture os ingredientes secos em uma tijela grande e os líquidos e os ovos em outra.
Junte as duas misturas, mexendo bem com uma colher de pau.
Disponha a massa em formas especiais para enfornar e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 10 minutos ou até ficarem bem assados (teste com um palito de dente).


GANACHE DE CHOCOLATE:

Ingredientes:

300g de chocolate meio amargo
150g de creme de leite sem soro

MODO DE PREPARO:

Derreta o chocolate e misture o creme de leite até obter uma mistura homogênea. Use para confeitar quando os bolinhos estiverem frios e, se quiser, decore com confeitos variados.

Rendimento: 24 unidades

Dica: são uma excelente opção para o lanche da tarde, ou para surpreender aquela visita que vc recebe com muito prazer! Também fazem bonito em recepções, eventos e festas.

sábado, 5 de setembro de 2009

Brown Betty

Você conhece?

Bem, no mundo gourmet, essa especialidade é uma versão americana do nosso conhecido e delicioso Pudim de Pão.

Experimente....e depois post sua opinião.


Ingredientes para a massa

8 fatias de pão light
2 colheres (sopa) de cacau em pó
2 xícaras (chá) de leite desnatado
2 colheres (sopa) de adoçante (próprio para ir ao fogo)
1 colher (chá) de canela para dar a cor
2 colheres (chá) de amido de milho
1 colher (chá) de raspas de laranja
1/8 de colher (chá) de noz moscada (uma pitada) 2 ovos inteiros
3 claras em neve
2 colheres (chá) de leite desnatado em póIngredientes para a calda:
1 calda de achocolatado diet (4 colheres (sopa) de achocolatado dissolvidas com 4 colheres (sopa) de água. levadas ao fogo).

Modo de preparo

Em uma tigela misture o adoçante, a canela, o amido de milho, as raspas de laranja, a noz moscada e o leite aos poucos para não empelotar. Junte os ovos inteiros e misture bem. Por último coloque a clara em neve.

Em uma travessa redonda refratária coloque as fatias de pão sem casca, sobrepondo as bordas na diagonal (procure deixar uma ponta para fora). Espalhe essa mistura sobre o pão delicadamente, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido (médio a 180ºC) por 25 minutos.

Retire o papel alumínio e deixe dourar. A consistência deve ser de pudim. Polvilhe o cacau em pó misturado com o leite em pó. Prepare a calda de achocolatado no fogo e regue também, como opção sobre as frutas.

Dicas: Essa sobremesa pode ser servida morna ou fria com frutas tais como: morangos, bananas e abacaxi. Pode ser servida individualmente também.

Rendimento: 8 porções.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

CESTAS DE NATAL DIFERENCIADAS

NOVIDADE NA SWEET BERRIES

CESTAS DE NATAL PERSONALIZADAS!

A SWEET BERRIES novamente surpreende esse ano.
Decidimos juntar toda nossa experiência e know-how no segmento gourmet, para oferecer aos nossos clientes lindas cestas de natal, personalizadas e harmonizadas de modo que nosso "slogan" "NÃO BASTA PRESENTEAR....TEM DE SURPREENDER" seja levado ao extremo.

Entretanto, isso não significa que impactar seus clientes, fornecedores ou funcionários exija uma verba enorme. Podemos montar seus KITs de acordo com sua conveniência e disponibilidade. E conosco não há quantidade mínima!

Consulte-nos pelo site, pelos telefones (11)3032.8407 e 2309.8407 ou ainda pelo cel (11) 9820.6666 e fale diretamente comigo. Podemos atender qualquer região do País.

FAÇA A DIFERENÇA ESSE ANO!

As técnicas de Marketing atualmente, estão voltadas para o segmento gourmet. Mas porque isso? É uma forma inevitável de impactar quem recebe, e estimular a memória gustativa das pessoas presenteadas. Essa memória é permanente. Pense nisso!

Um ótimo dia a todos!
Barjon G. Mello

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

OS SABORES

Falamos muito em universo gourmet, mas para entendê-lo melhor, e saber como fazemos degustações, vamos ver hoje, como funciona o sistema gustativo.

Como sentimos gostos diferentes na língua?

O gosto da comida pode ser percebido em diferentes partes da superfície lingual, além da epiglote e do céu da boca

A percepção dos gostos amargo, doce, salgado e ácido é feita pelas papilas gustativas, receptores sensoriais do paladar na língua. Até recentemente acreditava-se que cada gosto era sentido em uma região diferente da língua. Doce, na ponta, e amargo na parte mais próxima à garganta, por exemplo. "Este conceito, apesar de muito difundido, foi baseado em interpretações erradas de estudos do século 19", explica o médico otorrinolaringologista Felippe Felix, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Hoje, segundo o médico, sabe-se que qualquer gosto pode ser percebido em diferentes partes da superfície lingual, assim como pela epiglote - cartilagem acima da laringe - e o palato mole - a parte muscular, mais mole, do céu da boca.

Mais sobre corpo humano

Além desses gostos mais comuns, a medicina detectou mais dois, que ainda não são aceitos por todos os pesquisadores. São eles o metálico e o umami, um aminoácido presente nas proteínas animais e vegetais e que dá sabor quando adicionado aos alimentos. É muito usado em temperos prontos.

Uma confusão muito comum no dia-a-dia é entre sabor e gosto. “O sabor, seja qual for ele, chocolate, morango ou qualquer outro, vem da combinação do paladar com o olfato”, diz o especialista. Nesse caso, 90% graças à percepção do olfato, do cheiro, e apenas 10% do gosto.

A preferência das pessoas por tomar, por exemplo, café sem açúcar ou com muito açúcar, comer alimentos muito salgados ou sem sal, não tem a ver com o trabalho das papilas gustativas e sim com o cérebro. “Isso está mais ligado ao sistema límbico, área que gera emoções no cérebro, somado a influências psicológicas e culturais”, afirma o doutor Felippe.